O condutor do veículo precisa estar alerta a diversas coisas ao mesmo tempo. Sua reação rápida a algum fato inesperado pode ser fundamental para prevenir um acidente, o que exige determinado grau de concentração.
A capacidade de atenção do motorista médio é consideravelmente superior àquela requerida em condições normais, embora circunstâncias pontuais como trânsito denso, pavimento esburacado / escorregadio / com obstáculos e visão prejudicada por chuva torrencial possam exigir mais.
Ouvir música, manter conversação sem grande profundidade e ouvir mensagens do GPS, por exemplo, não costumam trazer prejuízo à segurança, mas há ocorrências que podem provocar situações críticas; uma das piores que conheço é crianças brigando no banco traseiro enquanto a mãe dirige; outra é o condutor querer pegar alguma coisa que caiu no chão / tirar a brasa do cigarro que caiu sobre a roupa ou assento; discutir com um passageiro, falar ao celular, e outras, tudo sem parar o veículo em lugar seguro.
É importante o condutor reconhecer que sua capacidade de concentração está se aproximando de seu limite e tomar decisões corretivas.